O Bolo de Casamento e o Topo do Bolo

a história do bolo de casamento


Durante o Império Romano, usava-se um pão com mel e frutas na cerimônia de casamento. Este era partido sobre a cabeça dos noivos e quanto mais migalhas soltasse, mais felicidade e fertilidade o casal teria.

Na Idade Média, os convidados levavam para o casamento pequenos doces que eram empilhados um sobre o outro e se os noivos conseguissem se beijar sobre a pilha de bolos, sem derrubá-la, teriam fartura, felicidade e fertilidade.

Anos mais tarde, na França, Catarina de Medici, uma apaixonada pela culinária, pediu que fizessem para o seu casamento com o Rei Henrique II um bolo em camadas, com massa de pão de ló decorado. Assim surgia a versão de bolo de casamento mais parecida com a que temos hoje em dia.

como surgiu o topo de bolo

Já os topos de bolo surgiram para fazer uma alusão àquele antigo costume do beijo sobre a pilha de bolos lá da Idade Média.

A primeira a lançar moda foi a Rainha Vitória e mseu casamento com o Príncipe Albert. Eles mandaram fazer um casal de noivos que simbolizasse o amor do casal real para substituir os enfeites que eram normalmente usados na época.

Isso acabou virando febre e a partir daí, esse passou a ser o enfeite de bolo mais utilizado.

Atualmente o mercado de topos de bolo evoluiu e se especializou. Além dos clássicos noivinhos há agora os divertidos e despojados, os personalizados com as caracteristicas reais do casal, os feitos em biscuit, os de resina, de madeira ou mdf, etc...

E pra você guardar seu lindo topo de bolo, que tal uma caixinha em mdf com visor?

caixa com visor para topo de bolo

Comentários